Embora os avanços da tecnologia tenham trazido melhorias significativas em diversos setores da sociedade, estes acabaram facilitando a ação de criminosos que usam a internet para aplicar fraudes e golpes bancários.
Todos nós conhecemos alguém que já foi vítima de um golpe deste tipo!
Mas o que poucas pessoas sabem é existem formas de prevenir este tipo de delito, além de medidas que podem ser tomadas para mitigar os danos após a ocorrência da fraude.
Poucos também sabem que a própria instituição financeira pode ser responsabilizada no caso da fraude bancária, muitas vezes tendo que até indenizar a vítima por danos morais, além da devolução do valor furtado.
Então, leia até o final para saber mais sobre a fraude bancária, como se proteger desta e o que fazer caso você seja uma vítima!
O que é a fraude bancária?
Também conhecida popularmente como “golpe”, a fraude bancária é um crime através do qual criminosos se valem de formas ilícitas para furtar dinheiro de correntistas de instituições bancárias.
A fraude bancária pode ser feita de diversas formas, a depender da criatividade dos bandidos.
No passado, esta já foi muito realizada através da clonagem de cartões de crédito ou pela falsificação de assinaturas em cheques.
Atualmente, com a popularidade da internet e das redes sociais, os meios tecnológicos estão sendo recorrentemente utilizados para a aplicação de fraudes bancárias.
Como a fraude bancária ocorre?
Como mencionado, as formas através das quais as fraudes bancárias podem ser realizadas, principalmente através da internet, são diversas, e a criatividade dos criminosos parece avançar a cada dia.
Todavia, alguns modus operandi comuns destes bandidos já puderam ser identificados, sendo dentre estes:
- O envio de mensagens falsas (popularmente conhecido como phishing), onde um criminoso finge ser outra pessoa (como um familiar ou um amigo) para solicitar o envio de dinheiro;
- A utilização do falso motoboy ou da falsa central de atendimento, onde é solicitado que a vítima passe o cartão ou forneça seus dados;
- O golpe da venda, onde criminosos fingem vender produtos a preços muito abaixo dos de mercado e solicitam o pagamento antecipado.
- O golpe do investimento falso, onde os criminosos fingem propor um investimento (normalmente excessivamente lucrativo), como o “urubu do pix”.
- O golpe do boleto falso, onde os criminosos enviam boletos que pareces ser de uma instituição verídica (ex: boleto da Claro falso);
Como se proteger de fraudes bancárias?
Agora que sabemos o que são as fraude bancárias e quais sãos os métodos mais comuns utilizados para enganar pessoas de boa-fé e honestas como você, vamos entender alguns cuidados simples que podem ser utilizados para impedir que você se torne uma vítima:
- Evite clicar em links desconhecidos nas redes sociais, busque pesquisar no site oficial da empresa primeiro;
- Verifique com frequência a sua conta bancária e seu saldo, certificando que seus dados estão sempre corretos;
- Jamais clique em links recebidos por desconhecidos em redes sociais ou aplicativos de mensagens;
- Não informe seus dados de cartão de crédito em sites desconhecidos, prefira o pagamento por boleto;
- Quando for pagar um boleto, verifique que o CNPJ ou CPF do beneficiário é o correto;
- Preste atenção ao utilizar caixas automáticos, e informe o atendente do banco caso você perceba algo estranho (como mudanças anormais na tela). Antes de aceitar a ajuda de alguém, certifique que esta pessoa está devidamente identificada através de crachá.
- Sempre desconfie de investimentos milagrosos ou de dinheiro “fácil”;
- Tenha o duplo fator de verificação em seu WhatsApp;
- Ajuste limites de pix e transferências.
Quem podem ser as vítimas da fraude bancária?
Qualquer um pode ser vítima de uma fraude bancária, mas alguns grupos de pessoas possuem uma vulnerabilidade acentuada para este tipo de infortúnio.
Estão dentre estas as pessoas mais idosas, os que estão passando por dificuldades financeiras, e aqueles que não têm conhecimento aprofundado a respeito de investimentos e saúde financeira.
As pessoas que estão passando por alguma situação de abalo emocional em sua vida pessoas (ex: morte de um parente), também são vítimas mais comuns para os criminosos.
O que fazer se você for vítima de uma fraude?
Embora muitas vezes tomamos todos os cuidados possíveis, nem sempre é possível evitar a fraude bancária.
Logo, se você foi vítima deste revoltante crime, siga os passos abaixo para que você possa se proteger, evitar maiores danos, e aumentar as chances de conseguir seu dinheiro de volta:
- Comunique imediatamente seu banco para que sua conta e seus cartões sejam bloqueados, evitando assim novas compras ou transferências;
- Troque senhas de cartões, e-mails ou redes sociais que podem ter vazado;
- Anote todas as informações a respeito da fraude e tire print de todas as telas relativas a esta;
- Compareça na delegacia mais próxima de sua casa e faça um boletim de ocorrência;
- Entre em contato com um advogado especialista em Direito do Consumidor.
Sabemos que esta situação pode ser extremamente desagradável e revoltante. No entanto, se você estiver acompanhado de:
- Conhecimento;
- Dentro da lei;
- Um advogado;
Você pode receber seu dinheiro transferido de volta, e ainda ser indenizado por danos morais!
Os bancos são responsáveis pela fraude?
Uma coisa que poucas pessoas sabem é que a própria instituição financeira de onde seu dinheiro foi furtado pode ser responsabilizada pela fraude bancária.
Isto decorre do próprio Código de Defesa do Consumidor, que define que os serviços prestados para os consumidores precisam apresentar a segurança que é esperada deles.
Ademais, o Superior Tribunal de Justiça também entende, através da Súmula 479, que “as instituições financeiras respondem objetivamente pelos danos gerados por fortuito interno relativo a fraudes e delitos praticados por terceiros no âmbito de operações bancárias.”
Ou seja, desde que não fique comprovado que a fraude ocorreu por culpa exclusiva da vítima, os bancos devem ressarcir o dinheiro furtado, sendo inclusive cabível também a indenização por danos morais em muitos casos.
A responsabilidade do banco pode ser aplicada inclusive em situações como o “golpe do PIX”! Desde que fique comprovado que o banco não proveu a segurança que dele se esperava, como o bloqueio de transferências de valores fora do padrão para o correntista.
Logo, procure um advogado especialista na defesa do consumidor para que você possa ser ressarcido pelo prejuízo sofrido!
Conclusão
Resumindo, as fraudes bancárias têm sido cada vez mais utilizadas por criminosos para enganar pessoas de bem e subtrair quantias de suas contas bancárias.
Isso acontece muito através de redes sociais e promessas de investimentos, além de boletos falsos e clonagem de cartões.
Porém, a instituição financeira na qual o golpe ocorreu pode muitas vezes ser responsabilizada pela fraude, e ser obrigada judicialmente a estornar os valores furtados, além de indenizar o consumidor pelos danos morais sofridos.
Então se você está com esse problema pode contar conosco do escritório TBV ADVOCACIA. Somos especialistas em assuntos de defesa do consumidor e nosso propósito é ajudar você da melhor forma possível.
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Por fim, antes de ir embora, não esqueça de compartilhar esse artigo com um amigo ou familiar que já foi vítima de uma fraude bancária, ou aquele que deseja se manter bem informado a respeito de seus direitos!